Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Como Fazer a Furação do Pinhão Parafusado



Esse post busca explicar as diversas situações que o ciclista enfrenta ao furar um pinhão para usá-lo parafusado em um cubo de disco ou cubo de rosca convertido. Ressalte-se que o menor pinhão que pode ser usado no cubo é com 15 dentes, mas neste caso você precisa de um parafuso com cabeça diferente para evitar da corrente pegar nos parafusos. Eles existem a venda no Brasil, vide a foto abaixo.

Cubo de Freio a Disco Convertido e Pinhão de Cargueira Furado

 

Pinhão com 15 dentes & Parafusos Específicos

tempos atrás o Silas fabricava pinhões parafusados de inox. Atualmente fabricados no Brasil só existem pinhões parafusados feitos em alumínio, o que eu não recomendo dado a pouca durabilidade.  Deve durar um terço (1/3) do tempo do que dura um pinhão de aço comum – do tipo daqueles usados em bikes cargueiras.  Minha afirmativa, que tem uma margem de segurança, e está baseada na análise comparativa entre coroas de alumínio versus coroas de Aço Inox fabricadas pela Surly, que segundo o site http://www.63xc.com/mattc/surlyring.htm duram 5 vezes mais que uma de alumínio.

Phil Wood - Pinhão Parafusado Top de Linha



A alternativa é você furar o seu pinhão de aço, usando um de cargueira ou de cubo contra-pedal (são de encaixe) ou um com rosca tradicional da Velo. Furei vários com ajuda do meu amigo Toninho, um torneiro que tem oficina na Lapa.  

A outra alternativa é comprar um pinhão furado no exterior e tem muitos fabricantes: Tomicogs (USA), Phil Wood (USA); Velosolo (UK) que são os mais conhecidos e fáceis de comprar. A Velosolo é a mais conhecida. No post “Cubos de Disco para Fixa: Fabricantes de Pinhões Parafusados” listamos alguns fabricantes de pinhões parafusados.

Esses pinhões de aço comum não apresentam maiores problemas para serem furados.

A DIFICULDADE reside nos pinhões de aço temperado. A furação deles requer broca de videa, mas essas são caras e poucos torneiros têm e vão cobrar um preço mais alto por causa do risco de quebra da broca.

Existe uma alternativa barata: afiar uma broca de furar concreto, as quais tem uma incrustação de videa na ponta. Torneiros sabem como afiar pontas de corte, o qual requer uma pedra de esmeril especifica para isso e todos têm uma. Ao afiar a broca de concreto, o torneiro vai mudar um pouco o ângulo do corte / afiação que vai facilitar a penetração no pinhão. A dureza do aço temperado esta na superfície do pinhão, décimos de milímetros abaixo, e aí o aço é mais mole e pode ser cortado com uma broca de aço rápido.

O que você vai precisar:

- um pinhão de cargueira de encaixe ou um pinhão de rosca;

- marcador ponteira – faz um rebaixo superficial no pinhão para servir de guia para a broca;

- martelo para marretar o marcador ponteira;

- broca de aço rápido de 3 e 5mm; e caso o pinhão seja temperado: brocas de videa afiadas de 3 e 5mm;

- um rotor de freio a disco usado/descartado que vai servir de gabarito para os furos – verifique que o mesmo tenha o BCD ISO  - 44mm de centro-a-centro entre 2 furos opostos; ou 22mm de centro-a-centro entre 2 furos vizinhos;


Furação Padrão ISO do Cubo de Disco


Gabarito para Furação : Rotor de Disco



- furadeira de bancada;

- um sargento ou um alicate de pressão para prender o pinhão / gabarito para ele não sair da posição;

- óleo de corte para facilitar a furação (isso o torneiro tem).


Boas Pedaladas a Todos com Pinhão Parafusado

By MarchaFixa

Nenhum comentário:

Postar um comentário