Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

terça-feira, 6 de setembro de 2016

A Bike Fixa da Caixa: A Grande Celeuma

Introdução
Desde o lançamento desta bike que é para um passeio patrocinado pela Caixa Econômica Federal, similar ao que acontece no aniversário da cidade de São Paulo, temos visto acalorados debates na internet.

Fixa da Caixa

Uns são veemente contrários à ela, dizendo que é uma porcaria , outros dizendo que é uma boa opção em termos  de custo x diversão.
Chegar a uma conclusão razoável, racional é preciso analisá-la sob alguns aspectos: contexto de uso; e forma / função.
Vamos começar com contexto, mas que se mistura com forma e função, fazendo a seguinte pergunta: Em qual contexto essa bike é uma boa opção?
A geometria dela não é de uma pisteira tradicional de cromoly similar as pisteiras italianas ou uma bike keirin japonesa.  A fixa da Caixa tem uma traseira longa e consequentemente a distancia entre eixos é longa também. Isso afeta negativamente na performance, caso seja usada em uma competição, mas não foi fabricada com esse intuito, mas na ruas isso se traduz em mais conforto. Por outro lado, ela tem um movimento central alto - maior do que uma bike Keirin que tem em geral um drop de 60mm enquanto que a da Caixa tem drop de 50mm. E nesse aspecto ela também supera a tradicional Caloi 10. Resumindo é uma bike fixa confortável para se deslocar casa-trabalho ou para o lazer descompromissado.



Aquele fixeiro que busca uma fixa estilosa – ou seja, para quem a forma (estética) é muito mais importante que a função , essa da Caixa não serve, deixa muito a desejar – pois esta longe do estilo keirin/fixa tradicional.
Na verdade o aspecto mais positivo dessa bike é o fato de ser muito barata (entre R$ 250-350 dependendo do desconto nas promoções) – por força do patrocínio da Caixa Federal.  É uma excelente opção para quem quer uma bike simples, sem gastar muito e que vai funcionar se o fixeiro NÃO der skids ou fizer manobras radicais.  Os componentes são bem básicos, marcas genéricas chinesas, e que não aguentam por muito tempo o stress gerado pelos skids.
A guisa de comparação, um par de rodas  de fixa bem básico custa mais que o preço dessa fixa da Caixa. Esse é o custo  para quem vai montar uma fixa do zero usando um quadro de Caloi 10. Vejamos o preço dos itens:
- par de aros Vzan Spin (700c):  R$ 100,00
- par de cubos fixos genéricos (Aliexpress):  R$  100,00 (US$ 25.00) (sem imposto de importação)
- jogo de raios inox p/ 2 rodas: R$ 70,00
- enraiamento de 2 rodas:  R$ 60,00 (bicicletaria de bairro)
- fita de aro (esparadrapo tradicional): R$ 10,00
Soma                                         R$ 340,00
Se acrescentar pneus (Rubena)  e camaras (Decathlon) adiciona mais R$  135,00 (R$ 100 + R$ 35,00 . Ou seja , um total de R$ 475,00.
O custo de montar uma bike fixa do zero com componentes básicos e um quadro barato – tipo Caloi 10 a um custo de R$ 200,00 já pintado, fica ao redor de R$ 800,00 – R$ 1000,00.
Ressalte-se que praticamente todas as peças podem ser transferidas para uma Caloi 10, talvez - exceto - o canote do selim.
Abaixo esta o post do Rafael Bertola sobre a bike da Caixa, que ele postou no Facebook no grupo Fixed Gear Brasil. Agradeço imensamente o Rafael por ter autorizado a publicação do post aqui no blog.

A BIKE DA CAIXA
By Rafael Bertola

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Comprei 2 bikes para doar e elas chegaram esta semana, com um pouco de atraso mas beleza...

Retirei uma da embalagem para avaliar já que vimos vários comentários pela internet sobre esta fixa meio polemica, quis matar a curiosidade.
Quadro: Aço carbono que tem um acabamento aceitável, boa pintura, Achei bacana a pintura. E de maneira geral ela é boa: Quadro, rodas, freios, pedivela...
Geometria do Quadro: Achei bem ruim por ser uma fixa com traseira longa (Nota MF: Por outro lado, isso traz conforto para uso nas ruas, mas prejudica a performance). A roda traseira fica bem afastada do seat tube, mesmo deixando ela no começo da gancheira. O lado bom é que pode usar pneus bem largos.
Medidas: Seat tube tem 50cm x 55cm top tube, medindo  de centro a centro.
Entre eixos (centro garfo ate' o centro da gancheira): 102cm
 Altura do MC: 28,5cm
 Altura cubo traseiro: 33,5cm 
Drop do MC: 50mm  (33.5cm – 28.5cm)  -  (Nota MF: Isso e' muito bom em uma fixa urbana. Para fins de comparação uma C10 antiga tem quase 70mm).
Comprimento da traseira: 44,5cm (centro do MC ate' o centro da Gancheira).
Seat tube (c-a-c): 50 cm
Seat tube (centro ao topo): 56,5cm
Top tube (c-a-c): 55cm
Tubo Frontal: 90 mm.  Cabem fácil aqueles garfos com espiga curta que cortaram errado.
Garfo: aço, e tem uma espiga de mais ou menos 170 mm.
Movimento central: Esferas, não é selado, mas é com rosca inglesa.
Vieram faltando os parafusos que apertam o canote no quadro e veio bem riscada a abraçadeira... Vou inverter e colocar uma blocagem antes de entregar a bike.
Pneus: Nylon bem comum, 700x23 e de baixa qualidade. Infla até 80 psi e a câmera tem bico grosso. (não vi se veio com fitas de aros boas, Acredito que não e seria bem prudente trocar a câmera e fitas de qualquer forma).
Cubos: Mesmo nível dos Shun Feng pra menos. Veio montada na roda livre e a roda dianteira está travada, precisa soltar um pouco os cones/contra-porcas. O Cubo Não é roletado.
Raios: Comuns, zincados com pintura, funcionam...
Aros: 700c com parede alta, medem 45mm e bem acabado, pra mim foi a melhor peça que veio nela.
Freios: simples, mas parecem serem bons e funcionais, O mesmo pode ser dito dos manetes.
Guidão: Bem flat, não curti nem um pouco, e muito menos as manoplas
Mesa/Avanço: Alumínio, mede 80 mm, não é muito positivo a angulação dele.
Selim: Simples, mas bem feito, acho bem aceitável, só não sei o conforto que ele proporciona.
Canote: 25,4mm de alumínio e com carrinho pra prender no selim. Achei bem curto devido a geometria do quadro, porém é uma peça que não faz feio.
Pedivela: Mesmo nível dos "Gotinhas" (Sugino) e mede 175mm. A coroa não contei os dentes, mas creio que tenha entre 44 a 46 dentes. (Nota MF: Apesar do pedivela ser longo, isso não causa problemas por que o drop do MC é de 50mm).
Corrente: Comum, daquelas de 15 conto em bicicletaria de bairro e que funciona bem.
Pedais: esses são bem de baixa qualidade mesmo. Um item que você terá problemas logo mais e será preciso trocar.


Detalhes sobre Componentes


Minha opinião: A bike tem um preço bem sincero R$250 e quem quiser fazer uma troca de pecas – isto é passando as peças para um outro quadro do teu tamanho – dá para fazer. Por exemplo, para uma C10. Dá pra usar praticamente tudo, (Nota MF: A bike da Caixa tem somente um tamanho de quadro).
Para mim a geometria do quadro não ajuda, porém daria para usar com um canote mais alto, uma mesa mais positiva e outro guidão, acredito eu.
Não confiei muito nos cubos para usar sem freio, talvez com Locitite colando todo o conjunto eu arriscaria a fazer uns testes de leve antes de por pra moer de verdade (dar skids).

O que eu trocaria sendo bem econômico:
- Pneus: colocaria uns 700x28 ou 700x32 da marca Kenda;
- Câmeras com bico presta de boa qualidade, fita de aro e fita anti-furo
- Mesa / Avanço
- Guidão
- Canote
- Movimento central
- Selim
- Pedais
É isso aí...
Obrigado Bertola.

Outras Considerações (MF):
Um problema sério é o fato de que o pinhão fixo tem um “rebaixo” e com isso o lockring não fica bem apertado contra o pinhão, o que vai causar o espanamento da rosca. Esse problema tem 2 soluções:  a) colocar um espaçador entre o pinhão e o lockring; b) trocar o pinhão, que é mais fácil e dá melhor resultado.


Rebaixo no Pinhão Fixo

Pinhão Desalinhado no Cubo 

Se você quiser melhorar a estética ou no caso do quadro ficar um pouco grande para você dá para cortar o "pescoço" do tubo do selim - aonde vai o canote do selim, assim será possível baixar mais o selim. Alguns cuidados:  1) É preciso deixar um pedaço do tubo para encaixar a braçadeira que aperta o canote; 2) Você precisa refazer o "rasgo" no tubo do selim e no final do rasgo tem de ter um furo redondo - OU SEJA, você vai ter de refazer esse "rasgo" pois você eliminou ele quando encurtou o "pescoço".

Resumo da Geometria da Fixa da Caixa:
Entre eixos : centro garfo ao Centro gancheira 102cm
Altura do MC: 28,5cm
Traseira: 44,5cm
Altura cubo traseiro: 33,5cm
Seat tube Centro-a-Centro: 50cm
Seat tube Centro-ao-Topo: 56,5cm
Top Tube: 55cm
Tubo Frontal: 9cm

Boas Pedaladas a Todos

MarchaFixa

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