Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Adaptador SPNK para Conversão de Cubo de Rosca em Cubo com Pinhão e Lockring



Esse adaptador foi criado pela empresa inglesa SPNK e é vendido no eBay da Inglaterra. Esse componente possui três roscas. Ele é rosqueado no lugar da roda-livre, desde que a rosca seja inglesa/ISO (1.37” x 24 TPI) e ele adiciona as duas roscas típicas de um cubo de pista/fixa tradicional. Uma maior (1.37 x 24 TPI) onde é rosqueado o pinhão fixo e uma menor com rosca reversa onde é colocado o “lockring”  (ou contra-porca do pinhão) cuja rosca inglesa/ISO é  1.29” x 24 TPI. 

Anteriormente nesse cubo C-Record estava instalado o anel adaptador para pinhão parafusado cujo processo de instalação foi descrito neste post AQUI, cujo titulo é:"Cubo Campagnolo C-Record com Pinhão Parafusado".

Adaptador SPNK (44 mm diãmetro)


Anel-Adaptador p/ Pinhão Parafusado e Adaptador SPNK (reduzido p/ 42 mm de diâmetro)


Rosca do Cubo após Retirada de Anel Adaptador p/ Pinhão Parafusado

Observe na foto acima a contra-porca original do cubo C-Record, cuja ranhura para encaixe da chave de cone está mais para dentro do eixo.

Esquema de Instalação do Adaptador SPNK

O travamento do adaptador no cubo é feito mediante o uso de cola bi-componente. Eu tenho minhas dúvidas se isso é suficiente dado o alto torque do contra-pedal.  

Como não quero sanar as minhas dúvidas em momento inadequado, julgo ser melhor colocar parafusos Allen sem cabeça que prendam/travem o adaptador na rosca / carcaça do cubo; e isso é feito da mesma  maneira que fizemos no caso do anel adaptador para pinhão parafusado AQUI, neste post: "Como Converter Cubo de Rosca em Cubo com Pinhão Parafusado".

As dimensões do adaptador são as seguintes:
Diâmetro (parte maior): 44 mm;
Comprimento / Altura: 27 mm.

A vantagem é que ele permite você re-aproveitar um cubo de alta qualidade mas obsoleto em uma roda-fixa, por uma fração do que custaria um cubo de fixa original de boa qualidade.  Por outro lado, existem algumas dificuldades.

A primeira dificuldade é o diâmetro dele que é maior que o diâmetro do circulo dos furos aonde vão os raios de um cubo Campagnolo C-Record com flange baixa. Antes de instalar o adaptador no cubo meça o diâmetro do circulo dos furos dos raios. Vide foto abaixo.

Medição do Diâmetro do Circulo dos Furos p/ Raios

A solução foi reduzir o diâmetro externo do adaptador para 42 mm, assim caso seja necessário trocar algum raio ou trocar de aro não é preciso desmontar/retirar do cubo o adaptador. 

É importante informar que esse cubo estava re-espaçado para ser utilizado em uma bike fixa com distancia entre gancheiras de 120 mm, ele foi re-espaçado novamente para 130mm e foi trocado o eixo, que tinha 158 mm de comprimento (Campagnolo original de pista) por um com 174 mm fabricado pela Wheels Manufacturing nos USA.

Outro aspecto é que o adaptador cobre o acesso ao cone do cubo e também a contra-porca. E isso dificulta a manutenção do cubo: limpeza das pistas de esferas, troca de esferas, re-engraxamento etc. Visando minimizar isso foi necessário  trocar a contra-porca do lado onde vai o adaptador,  e colocar mais espaçadores de modo que a contra-porca ficasse fora do adaptador e assim tornar possível o uso de uma chave sextavada ou similar para apertar/desapertar a contra-porca. A contra-porca original desse cubo Campagnolo C-Record é mais alta/larga (+/- 8 mm)  e as ranhuras para a entrada da chave de cone (que tem uma largura  de 2mm) ficam no lado contrario à parte que encosta na gancheira.  Ela foi substituída por uma contra-porca de pista, que é mais fina (4mm) e é sextavada. Vejam as fotos.

Contra- Porcas Campagnolo Record (Strada e Pista)

O adaptador SPNK é mais adequado para cubos com flange baixa que serão usados em quadros convertidos para fixa com espaçamento entre gancheiras de 130 mm ou 135 mm (MTB). Essa maior distância permite compensar  de certa forma os 27 mm de comprimento do adaptador, dado que é preciso re-espaçar o cubo e dependendo tem que fazer um  “chapéu chinês”. Um cubo de 120mm implicaria com certeza em fazer um “chapéu chinês”  para ajeitar a situação e principalmente para ter uma boa linha da corrente. Entretanto o SPNK é uma alternativa inferior ao cubo de rosca com pinhão chavetado, quando se trata de cubo com flange baixa.

Adaptador SPNK Montado no Cubo Campagnolo C-Record

A linha da corrente desse cubo C-Record com o adaptador e uma contra-porca fina no lado direito é de aproximadamente 50 mm !!! Ressalte-se que essa linha da corrente foi obtida invertendo-se o pinhão. Vide as fotos.  Isso é um aspecto favorável para as bikes de speed e MTBs convertidas, pois provavelmente poderá ser re-aproveitado  o pedivela de speed (se for curto – no máximo 170mm)  com o respectivo movimento central. No meu caso, para compatibilizar a linha da corrente  traseira com a dianteira foi necessário trocar o movimento central por um com eixo mais longo e neste caso com 113 mm (JIS) que ainda ficou a desejar. Decidi  fazer uma segunda troca de movimento central - lembrei que tinha um Shimano BB-UN71 com 115 mm parado, mesmo assim faltaram uns 2,5 mm para a linha da corrente ficar igual à traseira. A solução então foi usar dois espaçadores (fotos abaixo), que dessa forma a linha da corrente ficou muito próxima dos 50,3 mm da traseira.
 
Movimento Central Truvativ - 113 mm - JIS

Pinhão Invertido Melhora Linha da Corrente

Considerando as observações feitas acima, julgo que esse adaptador é adequado para algumas poucas situações, muito específicas, tais como: quadro convertido de speed ou MTB e o cubo de rosca tem flange baixa e é de alta qualidade. Caso contrário, o anel-adaptador para pinhão parafusado em cubos de FLANGE ALTA é muito superior ao adaptador SPNK, pois não têm impedimento quanto ao acesso ao cone /contra-porca do lado direito; a linha da corrente é menor ao redor de 46mm; não corre o risco de espanar as roscas do pinhão ou do “lockring” (contra-porca do pinhão). Neste caso para deixar certa a linha da corrente usando o SPNK foi necessário ainda colocar 3 mm de espaçadores no movimento central no lado da coroa , vejam as fotos abaixo.

Mov. Central Shimano UN-71 - 115mm c/ Espaçadores

Movimento Central com Espaçadores



M. Central + Espaçadores Montados com Pedivela




 
Roda com Adaptador SPNK Montada na Fixa - 1



Roda com Adaptador SPNK Montada na Fixa -2


Depois do que foi dito acima alguém vai se perguntar: Porque você usou esse adaptador  SPNK? Essa roda traseira já quebrou um raio, que felizmente foi do lado oposto ao anel adaptador para pinhão parafusado, e não estou a fim de correr o risco de ter de desmontar o anel e recolocar novamente caso quebre do lado do pinhão. O adaptador SPNK é uma solução permanente e posso trocar raios a vontade ou mesmo substituir o aro sem problemas. Recentemente quebrei um raio do lado do pinhão e não tive maiores problemas para trocá-lo.

RESSALTE-SE que no caso de cubos com FLANGE ALTA a melhor solução é usar o anel adaptador para freio a disco e aí basta parafusar um pinhão fixo. Atualmente os anéis adaptadores para freio a disco são encontrados ao preço de US$ 1.00 (um dólar)!!!


No caso de cubos de rosca comum com FLANGE BAIXA existe uma alternativa muito melhor que o SPNK: É o Cubo de Rosca com Pinhão Chavetado, o qual foi objeto de um POST. Fotos abaixo.


Pinhão Sulcado p/ Inserção do Parafuso-Chaveta





Pinhão Chavetado Montado no Cubo




Além disso, o cubo é top de linha, mas obsoleto – Campagnolo C-Record , porém o gasto incremental para transformá-lo em cubo de fixa  é muito mais baixo que comprar um cubo de pista da Campagnolo usado ou novo, o qual será utilizado nas ruas e não no velódromo. Ou seja, não faz muito sentido descartá-lo e comprar um de pista e gastar uma nota nisso sem contar os gastos com um novo enraiamento da roda e dependendo do cubo poderá ser necessário comprar novos raios. Adicionalmente, essa roda com o adaptador SPNK será usada em uma fixa em que todos os principais componentes são Campagnolo dos grupos Chorus e Record, conforme pode ser visto na foto abaixo.

Fixa F. Bello Finalizada (mista - speed ou fixa)



Um último lembrete não pretendo testar se o adaptador aguenta SKIDS ou não, pois não quero arriscar dar algum "crepe". Se você quer dar skids, então o melhor é usar um cubo de disco de MTB com pinhão parafusado.


Considerando a trabalheira para obter uma boa linha de corrente, não recomendo o adaptador da SPNK.

Boas Pedaladas a Todos



By MarchaFixa

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O USO de EIXO NACIONAL na Conversão do Cubo de Disco Dianteiro em Cubo de Fixa com Pinhão Parafusado



Faz algum tempo que a Shimano alterou o diametro interno dos eixos dos cubos de disco dianteiros do grupo Deore e similares. Antigamente o diâmetro da parte interna do eixo era de 10mm e mudaram para 9mm; porém nas pontas do eixo - aquela parte que encaixa na ponteira do garfo sempre foi com 9mm. Neste link AQUI estão os detalhes /especificações para o cubo Deore com eixo de 9mm de diâmetro, e neste AQUI para o cubo Deore com 10mm.

Para efetuar a conversão, bastava simplesmente trocar o eixo para blocagem (e com comprimento de 110mm) por um eixo sólido com 10mm de diâmetro e comprimento entre 164mm ou 180mm (dependendo do tipo de quadro), colocar mais espaçadores e utilizar porcas “c/ arruela flutuante ou integrada” e estava pronto o cubo de fixa.

Essa mudança da Shimano complicou a conversão, pois não existem eixos de 9mm de diâmetro prontos com comprimento longo (entre 164mm e 180mm) !!!

Dado esse fato, existem duas alternativas:

1) Mandar fazer um eixo longo no torneiro com 9 mm de diâmetro e passo de rosca de 1 mm. Isso permite que sejam usados os cones originais da Shimano, que são de boa qualidade. Esta alternativa também tem outra dificuldade: não existe no mercado local porcas com 9 mm - só no exterior !!!

2) Comprar um kit de eixo completo - os disponíveis tem ⅜” polegadas de diâmetro (cerca de 9,5 mm), que vem com cones, contra-porcas e alguns espaçadores. Isso implica que você vai deixar de lado os cones e contra-porcas da Shimano - pois eles têm 9 mm, que são de melhor qualidade que aqueles que vem no kit de reposição disponíveis no mercado local.

Kit de Eixo Completo Cairu




Comparação de Informações sobre os Eixos: Brasil vs. USA
Vejam na foto acima a disparidade de informações sobre os eixos comparando os dizeres nas duas embalagens. A Wheels Manufacturing produz nos USA os eixos de reposição para as principais marcas de cubos e tudo em cromoly aeronáutico.

Um inconveniente  do kit de reposição é que o formato dos cones é para esferas de ¼” polegadas de diâmetro (quase que o “padrão” para cubos traseiros) - 6,35 mm; enquanto que a bacia do cubo dianteiro tem o formato / concavidade para esferas com 3/16” polegadas de diâmetro, que equivale à 4,76mm. Ou seja, existe uma diferença de diametro de 1,6mm.

Escolhi para fazer o teste um kit de eixo de fabricação nacional - produzido pela Cairú - pois era o único com embalagem e com um mínimo de informações sobre o produto e a marca vinha estampada no eixo (ví isso depois que abri a embalagem). Vejam a foto em anexo. As outras opções não tinham marca e provavelmente foram fabricados em Xing-Ling.

Ressalte-se que o teste diz respeito a um único aspecto: Como fica a adequação (folga, ajuste etc.) dos cones para esferas de ¼” de polegada se usados com esferas de 3/16” de diâmetro ???

Os demais aspectos relevantes não foram testados, tais como: durabilidade dos cones (resistência ao desgaste etc.) e a durabilidade do eixo (quebra, vergamento etc.). A razão é que esse kit da Cairú é bem barato cerca de R$ 4,00 . Ele foi comprado na Casa Alberto no centro de São Paulo. Por outro lado, um kit de eixo completo em cromoly (10 x 1 x 174) fabricado pela Weldtite (UK) custa cerca de GBP 5.00 ou US$ 8.00 + frete.

Eixo Cairu Instalado no Cubo Deore e no Fundo Eixo Cyclo / Weldtite Cromoly (10 mm)




Visão Ampla do Eixo Cairu Instalado no Cubo Deore

A vantagem da primeira alternativa é que você mantem os cones da Shimano - melhor qualidade que os de reposição. As desvantagens são que você terá de mandar fazer o eixo (um torneiro vai cobrar entre R$ 20,00 a R$ 40,00), escolher o material etc. (que nem sempre é vendido em pouca quantidade) e ainda comprar no exterior as porcas adequadas.

A vantagem da 2a. alternativa é que é muito mais simples e rápido, mas você deixa de lado os cones da Shimano que são de melhor qualidade. Ressalte-se que cones de boa qualidade como os fabricados pela Wheels Manufacturing são relativamente caros em relação ao custo do cubo Shimano Deore.

Efetuei o teste com o eixo nacional (Cairú) e não ficou folga e o eixo estava girando suavemente com os cones (Cairú) e esferas de 3/16” que vieram no cubo Shimano Deore.

Instalamos o eixo fabricado pela Cairu em um cubo dianteiro Shimano Deore HB-M525 e não tivemos problemas. Não sei como ficaria se fosse usado em um cubo dianteiro Quando ou ShunFeng de disco, pois não testei.

Qual alternativa escolher? Depende das preferencias pessoais de cada um. Alguns preferem manter os cones da Shimano, pois são de melhor qualidade, mesmo com custo mais alto. Caso o cubo de disco seja mais simples, não faz muito sentido gastar tempo e dinheiro mandando fazer um eixo no torneiro. Um kit completo de eixo resolve o problema com R$ 4,00. No final, esse eixo da Cairú (e similares) é a opção mais prática e rápida para a conversão do cubo de disco em fixo, e caso ocorra um desgaste dos cones o custo de substituição é baixo.

Boas Pedaladas à Todos

By Marcha Fixa

ESTIMATIVA DE CUSTO DE QUADRO ARTESANAL DE FIXA / PISTA



Preparei uma estimativa dos custos de fazer um quadro de fixa sob medida. A maior parte do texto está em inglês e é para facilitar, caso alguém queira utilizar a lista para fazer a compra de tubos / cachimbos.  Ressalte-se que tem variações nos preços dos cachimbos (“lugs”), os fundidos são mais caros que os prensados e os de inox são mais caros que os fundidos. Outro aspecto é que cachimbos mais elaborados (por exemplo: estilo Fleur Du lys) são muito mais caros que cachimbos no desenho tradicional. Este post é a continuidade deste texto que está no Scribd AQUI, cujo titulo é: “Lista de Tubos e Componentes para Construir um Quadro de Fixa.  

Separei  em duas partes o pedido dos componentes, assim você diminui as probabilidades de ser retido pela alfândega e ser taxado.

Atualmente os tubos Cromor são os básicos da linha Columbus – o top são os tubos de inox. Entretanto alguns dos tubos são triplamente trefilados e são superiores ao básico da Reynolds – que é o 520.

Lugs (cachimbos)
Lugs Series 300 - Arrowhead (cast Iron)
- Head Lugs: code LD/LT 300R - £18.68 (cast iron)
LT300R. 31.7x25.4mm. 73°. (top lug)

LD300R. 31.7x28.6mm. 60°. (down lug)
- Seat lug: code LS300R.  28.6 x 25.4mm. 73.30°. £13.34 (cast iron) for 10.5mm Seat Stays. - 45°. Compatible seatstays: Columbus EL0415 - 101 Double Taper 14mm / 10 mm – the smaller side will fit into the seat lug.
- BB Shell : code LB300 – Arrowhead Bottom Braket  Shell. For 22.2mm Chainstays. £15.24 (cast iron)
Dimensions 59.30 x 62.30 x 8°. With Cut out and guides.
Sum of Lugs Costs:  £ 47.26 .

Conjunto de Cachimbos Arrowhead


Single Speed com Cachimbos Arrowhead

Other Parts:
- Track ends traditional (code RE 1420):  £ 7.00
- Brake bridge (code 189T):  £ 2.00
     No Brake Hole. Suitable for Track. 80mm Width
- Pair of  brake bridge re-inforcements: £1.14/pair
Sum of Other Parts Costs:  £10.14
Carriage Costs for Lugs + Other parts:  £19.00
Total Costs of Lugs + Carriage Costs:  £ 76.40 @ 1.55 = US$ 119.00 @ 2.2 = R$ 260,00 .

Tubes  Columbus Cromor:
- top tube: code TT/CRMI11600: 0,9/0,6/0,9 : £ 8.47
- down tube: code DT/SL2I12650:  0,8/0,5/0,8  (SL Niobium) : £ 14.61
- seat tube: code ST/CRMI13635: 0,9/0,6  :  £ 10.61
- head tube: Dedacciai – dimensions 210mm x 31.8mm x 1 mm :  £ 5.00
- seat stays (10mm one end & 14mm the other):  £ 19.48
 Code Columbus EL0415 - 101 Double Taper 14mm / 10 mm. (Esse vai ser usado por que os “seatstays” encaixam (dentro) do cachimbo do seat lug).
- chainstays: CS/CRMI14OV – round/oval/round  22.2mm – (2 units):  £ 15.00.

Sum of All Tubing Parts:  £ 73.17
Carriage Costs: £  33.65
Total Tubing Costs: £ 106.82  @ 1.55 = US$ 166.00  @ 2.20 = R$ 365.00
Total Costs of Lugs + Parts + Tubing R$ 625.00 without Duty Tax (sem impostos de importação).


Bike Keirin 3Rensho NJS - Arrowhead Lugs

Abaixo tem as fotos de uma bike keirin NJS fabricada com cachimbos Arrowhead por um dos top framebuilders do Japão. Yamaguchi foi no inicio de sua carreira um dos framebuilders da 3Rensho.























Custos dos Serviços do Framebuilder
Aqui existe muita variação e vai depender do que o framebuilder inclui nos seus serviços, vejamos uma lista das possibilidades:
- bike fit e desenvolvimento do projeto do quadro;
- preparação dos lugs (cachimbos) e solda do quadro. Se for com latão é um preço e com prata é muito mais caro;
- quantidade de braze-ons (suporte para caramanhola; suporte para corrente; “stoppers” para cabos de freio etc.)
- acabamento do quadro:
       - jateamento do quadro;
       - lixamento das soldas ;
       - polimento se for o caso (por ex.: cachimbos de inox);
- cromeação da traseira;
- freza do tubo frontal (as extremidades tem que ficarem paralelas para não danificar a caixa de direção);
- freza do tubo do selim com “alargador expansivo” para que o canote de 27.2mm possa entrar – isso no caso de usar tubos de boa qualidade e com diâmetro clássico (28.6 mm) para bike de pista/speed;
- freza/limpeza das roscas do movimento central.
- tipo de pintura do quadro (eletrostática, automotiva ou com flakes etc.).

Resumindo, um quadro de fixa / pista feito com um mínimo de detalhes e com acabamento básico (só jateamento e frezas) e uma pintura em epóxi vai custar cerca de R$ 1.000,00. E isso se você tiver a sorte de não ser taxado na importação dos tubos e cachimbos; e nesse valor não inclui o garfo. Ressalte-se que o framebuildder precisa de um garfo para a construção do quadro.

Boas Pedaladas a Todos

By Marcha Fixa

P.S.: Vejam este link interessante sobre bikes keirin feita sob medida: