Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Adaptador SPNK para Conversão de Cubo de Rosca em Cubo com Pinhão e Lockring



Esse adaptador foi criado pela empresa inglesa SPNK e é vendido no eBay da Inglaterra. Esse componente possui três roscas. Ele é rosqueado no lugar da roda-livre, desde que a rosca seja inglesa/ISO (1.37” x 24 TPI) e ele adiciona as duas roscas típicas de um cubo de pista/fixa tradicional. Uma maior (1.37 x 24 TPI) onde é rosqueado o pinhão fixo e uma menor com rosca reversa onde é colocado o “lockring”  (ou contra-porca do pinhão) cuja rosca inglesa/ISO é  1.29” x 24 TPI. 

Anteriormente nesse cubo C-Record estava instalado o anel adaptador para pinhão parafusado cujo processo de instalação foi descrito neste post AQUI, cujo titulo é:"Cubo Campagnolo C-Record com Pinhão Parafusado".

Adaptador SPNK (44 mm diãmetro)


Anel-Adaptador p/ Pinhão Parafusado e Adaptador SPNK (reduzido p/ 42 mm de diâmetro)


Rosca do Cubo após Retirada de Anel Adaptador p/ Pinhão Parafusado

Observe na foto acima a contra-porca original do cubo C-Record, cuja ranhura para encaixe da chave de cone está mais para dentro do eixo.

Esquema de Instalação do Adaptador SPNK

O travamento do adaptador no cubo é feito mediante o uso de cola bi-componente. Eu tenho minhas dúvidas se isso é suficiente dado o alto torque do contra-pedal.  

Como não quero sanar as minhas dúvidas em momento inadequado, julgo ser melhor colocar parafusos Allen sem cabeça que prendam/travem o adaptador na rosca / carcaça do cubo; e isso é feito da mesma  maneira que fizemos no caso do anel adaptador para pinhão parafusado AQUI, neste post: "Como Converter Cubo de Rosca em Cubo com Pinhão Parafusado".

As dimensões do adaptador são as seguintes:
Diâmetro (parte maior): 44 mm;
Comprimento / Altura: 27 mm.

A vantagem é que ele permite você re-aproveitar um cubo de alta qualidade mas obsoleto em uma roda-fixa, por uma fração do que custaria um cubo de fixa original de boa qualidade.  Por outro lado, existem algumas dificuldades.

A primeira dificuldade é o diâmetro dele que é maior que o diâmetro do circulo dos furos aonde vão os raios de um cubo Campagnolo C-Record com flange baixa. Antes de instalar o adaptador no cubo meça o diâmetro do circulo dos furos dos raios. Vide foto abaixo.

Medição do Diâmetro do Circulo dos Furos p/ Raios

A solução foi reduzir o diâmetro externo do adaptador para 42 mm, assim caso seja necessário trocar algum raio ou trocar de aro não é preciso desmontar/retirar do cubo o adaptador. 

É importante informar que esse cubo estava re-espaçado para ser utilizado em uma bike fixa com distancia entre gancheiras de 120 mm, ele foi re-espaçado novamente para 130mm e foi trocado o eixo, que tinha 158 mm de comprimento (Campagnolo original de pista) por um com 174 mm fabricado pela Wheels Manufacturing nos USA.

Outro aspecto é que o adaptador cobre o acesso ao cone do cubo e também a contra-porca. E isso dificulta a manutenção do cubo: limpeza das pistas de esferas, troca de esferas, re-engraxamento etc. Visando minimizar isso foi necessário  trocar a contra-porca do lado onde vai o adaptador,  e colocar mais espaçadores de modo que a contra-porca ficasse fora do adaptador e assim tornar possível o uso de uma chave sextavada ou similar para apertar/desapertar a contra-porca. A contra-porca original desse cubo Campagnolo C-Record é mais alta/larga (+/- 8 mm)  e as ranhuras para a entrada da chave de cone (que tem uma largura  de 2mm) ficam no lado contrario à parte que encosta na gancheira.  Ela foi substituída por uma contra-porca de pista, que é mais fina (4mm) e é sextavada. Vejam as fotos.

Contra- Porcas Campagnolo Record (Strada e Pista)

O adaptador SPNK é mais adequado para cubos com flange baixa que serão usados em quadros convertidos para fixa com espaçamento entre gancheiras de 130 mm ou 135 mm (MTB). Essa maior distância permite compensar  de certa forma os 27 mm de comprimento do adaptador, dado que é preciso re-espaçar o cubo e dependendo tem que fazer um  “chapéu chinês”. Um cubo de 120mm implicaria com certeza em fazer um “chapéu chinês”  para ajeitar a situação e principalmente para ter uma boa linha da corrente. Entretanto o SPNK é uma alternativa inferior ao cubo de rosca com pinhão chavetado, quando se trata de cubo com flange baixa.

Adaptador SPNK Montado no Cubo Campagnolo C-Record

A linha da corrente desse cubo C-Record com o adaptador e uma contra-porca fina no lado direito é de aproximadamente 50 mm !!! Ressalte-se que essa linha da corrente foi obtida invertendo-se o pinhão. Vide as fotos.  Isso é um aspecto favorável para as bikes de speed e MTBs convertidas, pois provavelmente poderá ser re-aproveitado  o pedivela de speed (se for curto – no máximo 170mm)  com o respectivo movimento central. No meu caso, para compatibilizar a linha da corrente  traseira com a dianteira foi necessário trocar o movimento central por um com eixo mais longo e neste caso com 113 mm (JIS) que ainda ficou a desejar. Decidi  fazer uma segunda troca de movimento central - lembrei que tinha um Shimano BB-UN71 com 115 mm parado, mesmo assim faltaram uns 2,5 mm para a linha da corrente ficar igual à traseira. A solução então foi usar dois espaçadores (fotos abaixo), que dessa forma a linha da corrente ficou muito próxima dos 50,3 mm da traseira.
 
Movimento Central Truvativ - 113 mm - JIS

Pinhão Invertido Melhora Linha da Corrente

Considerando as observações feitas acima, julgo que esse adaptador é adequado para algumas poucas situações, muito específicas, tais como: quadro convertido de speed ou MTB e o cubo de rosca tem flange baixa e é de alta qualidade. Caso contrário, o anel-adaptador para pinhão parafusado em cubos de FLANGE ALTA é muito superior ao adaptador SPNK, pois não têm impedimento quanto ao acesso ao cone /contra-porca do lado direito; a linha da corrente é menor ao redor de 46mm; não corre o risco de espanar as roscas do pinhão ou do “lockring” (contra-porca do pinhão). Neste caso para deixar certa a linha da corrente usando o SPNK foi necessário ainda colocar 3 mm de espaçadores no movimento central no lado da coroa , vejam as fotos abaixo.

Mov. Central Shimano UN-71 - 115mm c/ Espaçadores

Movimento Central com Espaçadores



M. Central + Espaçadores Montados com Pedivela




 
Roda com Adaptador SPNK Montada na Fixa - 1



Roda com Adaptador SPNK Montada na Fixa -2


Depois do que foi dito acima alguém vai se perguntar: Porque você usou esse adaptador  SPNK? Essa roda traseira já quebrou um raio, que felizmente foi do lado oposto ao anel adaptador para pinhão parafusado, e não estou a fim de correr o risco de ter de desmontar o anel e recolocar novamente caso quebre do lado do pinhão. O adaptador SPNK é uma solução permanente e posso trocar raios a vontade ou mesmo substituir o aro sem problemas. Recentemente quebrei um raio do lado do pinhão e não tive maiores problemas para trocá-lo.

RESSALTE-SE que no caso de cubos com FLANGE ALTA a melhor solução é usar o anel adaptador para freio a disco e aí basta parafusar um pinhão fixo. Atualmente os anéis adaptadores para freio a disco são encontrados ao preço de US$ 1.00 (um dólar)!!!


No caso de cubos de rosca comum com FLANGE BAIXA existe uma alternativa muito melhor que o SPNK: É o Cubo de Rosca com Pinhão Chavetado, o qual foi objeto de um POST. Fotos abaixo.


Pinhão Sulcado p/ Inserção do Parafuso-Chaveta





Pinhão Chavetado Montado no Cubo




Além disso, o cubo é top de linha, mas obsoleto – Campagnolo C-Record , porém o gasto incremental para transformá-lo em cubo de fixa  é muito mais baixo que comprar um cubo de pista da Campagnolo usado ou novo, o qual será utilizado nas ruas e não no velódromo. Ou seja, não faz muito sentido descartá-lo e comprar um de pista e gastar uma nota nisso sem contar os gastos com um novo enraiamento da roda e dependendo do cubo poderá ser necessário comprar novos raios. Adicionalmente, essa roda com o adaptador SPNK será usada em uma fixa em que todos os principais componentes são Campagnolo dos grupos Chorus e Record, conforme pode ser visto na foto abaixo.

Fixa F. Bello Finalizada (mista - speed ou fixa)



Um último lembrete não pretendo testar se o adaptador aguenta SKIDS ou não, pois não quero arriscar dar algum "crepe". Se você quer dar skids, então o melhor é usar um cubo de disco de MTB com pinhão parafusado.


Considerando a trabalheira para obter uma boa linha de corrente, não recomendo o adaptador da SPNK.

Boas Pedaladas a Todos



By MarchaFixa

3 comentários:

  1. Olá MF!
    Como já lhe disse antes estou montando uma fixa a partir de um quadro monark 10 (http://bikeideiafixa.blogspot.com.br/). Seguindo suas dicas resolvi o problema do movimento central adaptando um adaptador FSA de BB30 para rosca inglesa. Depois vou detalhar mehor no blog que estou escrevendo. Agora o quadro está parado já completamente lixado e esperando a pintura.
    Minha dúvida para o momento é que apareceu um cubo dianteiro de disco XT de um amigo mas é dos novos, do tipo center lock. Estou achando que não vai compensar pelo custo do cubo + o adaptador para parafusar o pinhão. Além disto, neste cubo terei as dificuldades mencionadas por você com relação ao diâmetro do eixo?
    Obrigado e abraço!
    Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo,

      Esse adaptador para centerlock força voce usar um pinhão maior para que a corrente não esbarre nele. Além disso se o esse cubo for com rolamentos , a coisa fica mais complicada. Provavelmente voce terá problemas com o eixo. Sempre achei que adaptador para BB30 iria funcionar, mas não tinha 100% de certeza, seria bom voce publicar como voce fez isso. Ats, MF

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta!
      Quanto ao adaptador para BB30, a instalação pelo torneiro ficou ótima, depois que tiver com o quadro de novo farei umas fotos e vou postar. Mas já adianto que economicamente acho que não compensa. Eu ganhei este, mas não encontrei para vender por aqui e no e-bay achei por 23 dólares. Mais o custo do torneiro, que por aqui não sai barato, melhor pagar mais caro num quadro de Caloi 10.
      Abraço!
      Paulo

      Excluir