Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Bike de Speed Top de Linha Convertida em Fixa



A inspiração para esse tópico surgiu ao acompanhar um bate-papo no Facebook sobre a conversão de uma Colnago de speed (cromoly com pintura Art Decor) em fixa.

Quadro de Speed Colnago Art Decor

Quadro de Speed Colnago Art Decor - FIXA



As opiniões estavam divididas, uns contra e outros a favor.

Esse é um tópico que estava faltando no blog, pois recentemente tinha feito um sobre fixas top de linha, e este complementa o outro.

A marca Colnago ocupa o 18º. lugar com 94 fixas entre as vinte maiores marcas presentes no Fixed Gear Gallery – que é a maior coleção de fixas postadas em um único website. A Bianchi ocupa o 3º. lugar com 553 fixas. Outras marcas italianas de boa cepa estão presentes tais como: Cinelli (72 fixas); Ciocc (13 fixas); DeRosa (15 fixas); Masi (47 fixas); Olmo (30 fixas); Pinarello (53 fixas); Rossin (29 fixas), Tommasini (11 fixas) etc. A maneira mais fácil  de acessar o Fixed Gear Gallery por marcas é através da página na web denominada Codefork FGG.

Colnago Speed Convertida em Fixa (Super Record)

Colnago Speed Convertida em Fixa (Dura Ace)

Suponho que essa é uma amostra suficiente para inspirar qualquer um na conversão de bike speed de cromoly top de linha em fixa. O Andy da Fyxomatosis (Australia) postou essas Colnagos de speed convertidas em fixas, a vermelha (grupo Super Record Pista) está descrita AQUI e a azul (grupo Dura Ace speed /cubos de pista) neste LINK.

Observe na foto da Colnago que está com o grupo Dura Ace que o pedivela é da série 7400 (speed) e os cubos são de pista da série 7600 (flange alta).

Considerando que esse quadro é de speed, sou da opinião que não se faz necessário utilizar componentes de pista, mas sim peças para speed e um cubo de fixa com qualidade/acabamento compatível com o nível do quadro.

Existe também a alternativa de colocar nessa fixa convertida todos os componentes de uma mesma marca sempre que possível, como é usual nas bikes de estrada.

Essa montagem / conversão hipotética de um quadro de speed em fixa tem como princípio orientador manter um senso de proporção, isto é: o quadro é muito bom, porém não foi originalmente feito para fixa; entretanto os componentes precisam estar em harmonia /compatíveis com o nível do quadro.

Uma speed já montada fica mais fácil converter em fixa, basta montar uma roda com cubo de fixa / pista que seja da mesma marca/grupo de componentes existente na bike. Vejamos este exemplo hipotético: A bike de speed é da Colnago com grupo Campagnolo Record, neste caso basta montar uma roda traseira com um cubo de pista Campagnolo Record preferencialmente com o mesmo tamanho de flange do cubo dianteiro, e se o pedivela for maior que 170mm – trocá-lo por um de 165 mm ou 170 mm.  Lembrando que quadro de speed tem um “drop” de movimento central maior do que um quadro de pista.

Como já comentamos em outros posts, a diferença em termos de componentes entre uma bike de speed e uma fixa é basicamente o cubo traseiro que tem um pinhão fixo e o pedivela que é mais curto e tem uma única coroa. Dado isso, então o que é preciso fazer é colocar um cubo de fixa com qualidade/acabamento compatível com o quadro e um pedivela de estrada ou pista com as mesmas características, que use movimento central com eixo de ponta quadrada e que idealmente tenha 165 mm de comprimento.

Em termos de cubos para fixa existem alguns que possuem uma boa relação custo x diversão / qualidade: Surly; Somax; Halo Fix-G; Dia Comp; Miche etc. Entretanto nada impede de você utilizar na sua conversão um cubo de fixa de excelente qualidade e preço compatível, tais como: Phil Wood; Royce; White industries etc.

Os aros mais populares nas fixas do Fixed Gear Gallery são os  Velocity Deep V. A Velocity fabrica também um aro de perfil baixo denominado Razor que se assemelha  a um aro para tubular.

Quanto ao pedivela pode ser um de estrada de alta qualidade ou um genuíno de pista (144 mm BCD).  Na foto abaixo esses pedivelas são todos de muito boa qualidade para excelente qualidade, sendo dois deles pista genuínos (144 mm BCD) e os outros dois são de estrada. Em termos de estética todos são ótimos, mas os de pista são mais rígidos; mas nas ruas você dificilmente notará a diferença, mas eles fazem a diferença no bolso.

Pedivelas de Pista (144BCD) e de Estrada (130 BCD e 135 BCD)

Ressalte-se que pedivelas de estrada com 165 mm são mais fáceis de achar da Shimano do que Campagnolo. O fabricante italiano nos últimos anos só tem fabricado pedivelas com comprimento mínimo de 170 mm até 175 mm.

Pedivelas para fixa com uma boa relação custo x qualidade x estética existem os seguintes: Sugino Messenger; Soma Helyer; FSA Gimondi (estilo Old School) Campagnolo (speed) com 170mm – Chorus, Record, Athena etc.; Shimano Dura Ace e Shimano 600 (speed) com 165 mm; Stronglight (frances) 165mm; Miche Pista com 165mm, e muitos pedivelas antigos à venda no eBay : Mavic Starfish 165mm; Suntour Edge, Ofmega; Gipiemme etc.

O ideal é que o par de rodas e o pedivela sejam da mesma marca / grupo, pois esses são os componentes mais relevantes e que mais aparecem em uma fixa.

Boas Pedaladas a Todos

by MarchaFixa

Um comentário:

  1. Oi, gostaríamos de entrevistá-lo para uma matéria sobre fixas para a nossa revista, é possível você dar um olá no e-mail bicicleta@revistabicicleta.com.br - assim mantemos contato? Apreciamos muito as dicas que você sugere para a segurança, e posts em que você fala do porquê de algumas pessoas preferirem a bike fixa. Se não for um momento apropriado para você responder a entrevista, talvez possamos trabalhar alguns desses posts para enriquecer a matéria e compartilhar esse conhecimento. Abraços.

    ResponderExcluir