Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Bike Check: Viking do Martens

Nem só “pisteiras” fajutas (estilo Xing Ling Pistês promovido pelos coritibúúús) como a do Carlera existem em “Coritibúúú City”. Essa fixa (que é a designação correta) do Martens é uma ótima réplica de uma bike keirin (pisteira japonesa) ou de uma bike de pista clássica italiana.

Bike Fixa Viking

Baseado na descrição e fotos publicadas no site da Fixed Gear Gallery, elaboramos a lista abaixo dos componentes dessa Viking. Sendo que os componentes essenciais (cubos e pedivela) são de pista, e a geometria do quadro é mais agressiva que uma bike keirin japonesa (garfo com rake menor).

Vejamos a geometria da Viking comparada com quadros de pista verdadeiros – Panasonic NJS (cromoly), Look 496 em carbono (utilizada por ciclistas nas Olimpiadas) e com as fixas urbanas da Cinelli Gazzetta (cromoly), e a Linskey Fixie (titânio). Ressalte-se que a Look 496 tem o menor "drop" do movimento central, e isso permite utilizar um pedivela mais longo (170mm) que dá mais alavanca.

Tabela da Geometria de Fixas e Pista


Escolhemos a Cinelli Gazzetta por que ela foi considerada como a melhor City Bike de 2011 pela revista Ciclismo da Itália, neste link aqui .A escolha da Panasonic NJS é por quê é uma das melhores opções para o fixeiro ocidental que não pode se deslocar até ao Japão para mandar fazer um quadro keirin certificado pela NJS (mas o Panasonic NJS pode ser encomendado nos USA através da Yellow Jersey). Além disso, a geometria dos quadros da Panasonic NJS está disponível na web (Obs.: A geometria que aparece na Yellow Jersey é antiga.). É importante mencionar que as bikes keirin japonesas são as únicas em cromoly ainda utilizadas em competições oficiais, pelo menos no Japão. Outro fabricante de quadros NJS que trabalha em sistema similar ao da Panasonic é a Georama.

Ressalte-se que os ciclistas profisionais Keirin usam basicamente quadros sob medida, e muitos framebuilders japoneses só estão aceitando encomendas de novos quadros por parte de ciclistas profissionais, por exemplo: Kalavinka.

Entretanto, existem fabricantes japoneses/associados à ocidentais como a Kinfolk (antiga Vivalo) que fabrica quadros no melhor estilo keirin, mas não são NJS. Nos USA temos ainda Koichi Yamaguchi que faz quadros estilo keirin (foto) e adequados (mais robustos) para uso nas ruas.

Quadro Yamaguchi modelo Messenger (especifico para fixa urbana)


Kinfolk Fixa

O quadro de pista Look 496 foi desenvolvido para a equipe de pista francesa e ganhou varias medalhas nos Jogos Olímpicos. O quinto quadro é Linskey Fixie (em titânio – Made in USA) destinado ao uso urbano conforme a descrição do fabricante: “a Fixie tem uma geometria mais relaxada do que a típica bicicleta de pista, permitindo uma posição mais confortável na bike ...”. Esse nome Linskey é da família que fundou a Litespeed, que foi vendida, e que depois retornaram ao negócio de bicicletas de titânio.
 
Ressalte-se que as gancheiras da Viking são similares às da Campagnolo, que costumam equipar as clássicas bikes de pista italianas.

Gancheiras de Pista da Campagnolo


Bike de Pista Rossin


Maiores detalhes sobre essa bike de pista italiana Rossin podem ser encontrados neste link aqui.

Uma resenha sobre esse quadro de fixa da Viking apareceu na Fixed Gear Gallery e o link está aqui.

Detalhes dos Componentes da Viking Fixa

Quadro: Viking – Tubo Reynolds 520 (2010);
Garfo: Viking – track style /flat crown (rake 28mm);
Selim: Concor Titanio;
Canote: Dura Ace (25th Year);
Aros: Velocity Deep V;
Pneus: Michelin Speedium II;
Guidão: Charge Track Bar;
Fita de Guidão /Manoplas: Odi Longneck grips
Mesa: Dura Ace (parafusos embutidos);
Cubos: Dura Ace Track HB-7710 (Double);
Pedivela: Dura Ace Track NJS FC-7600 (144mm BCD)
Coroa: Gebhardt;
Pinhões: EAI;
Corrente: Miche Pista;
Pedal: Dura Ace PD-7400;
Correias: Toshi black Leather;
Movimento Central: Dura Ace;
Caixa de Direçao: Tange Levin;
Freio Dianteiro: Dura Ace;
Manete de Freio: Tektro (???).

Na documentação publicada pela Shimano sobre esses cubos de pista (HB-7710) fica claro que os mesmos não têm vedação. Ou seja, é bike para rodar quando as ruas estão secas ou no velódromo.

Os componentes dessa Viking fixa são incomparavelmente muito melhores que aquelas tranqueiras que equipam a “ViChinês” do Carlera, sem falar na geometria e no estilo minimalista e clássico (cachimbado). O garfo da Viking tem um rake de 28mm enquanto que a “ViChinesa” tem um garfo VISP com rake de 45mm (que é de bike de speed, os de pista são abaixo de 40mm - ressalte-se que somente em Coritibúúú um garfo com rake de 45mm é considerado pisteiro !!!!!). Esse garfo VISP do Carlera fica filé em uma MTB de supermercado convertida em fixa.

Esse quadro “ViChinês” do Carlera é tão “bom” que o site brasileiro não tem o básico do básico que é uma tabela da geometria do quadro. Só um “curitrouxa” para comprar um quadro “pisteiro” fajuto sem saber a geometria do mesmo. Provavelmente disseram que a tabela da geometria é entregue por um método mais avançado que o digital, o otário do comprador recebe a tabela por telepatia (kkkkkkkk).

Obviamente, os “gugurus de estaile de coritibúúú” vão achar defeito, como o fato desta fixa usar firma-pé e não pedal clipless. Os “intendidus de tudo de coritibúúú” vão perguntar: Por que não usar clipless??? A resposta é que bikes keirin (verdadeiras – certificadas pela NJS) só podem usar pedais com firma-pé (únicos aprovados), pois não existe pedal clipless certificado pela NJS. Então por uma questão de coerência, o adequado em uma réplica de uma keirin ou de uma bike de pista clássica é um pedal com firma-pé, observem as fotos acima (Kinfolk e Rossin).

É claro que uma keirin não tem freios. Mas, quando os ciclistas japoneses treinam fora do velódromo, eles andam com freios. Entretanto, para não furarem o garfo, eles usam um tipo de freio com braçadeiras que prendem nas laminas do garfo. Vide foto abaixo. 

Freio keirin Preso nas Laminas do Garfo


Considerando que uma fixa (réplica de pista) não vai ser usada em competições oficiais, e sim nas ruas, acho que é melhor furar o garfo (desde que ele não seja NJS) do que usar essas braçadeiras para freio. Em tempo, foi isso que levou o Rafael – dono de uma Panasonic NJS a usar um garfo (não original) e obviamente com furo para freio, assim evitando danificar um garfo NJS (e isso sim seria uma heresia). Sobre o qual os “intendidus de tudo de coritibúúú” fizeram troça /pixaram, passando recibo da própria ignorância.

Ressalte-se que a Kalavinka, quase que o único framebuilder japonês que produz quadros tanto para NJS (cromoly) como para UCI (carbono), diz que não atende o cliente que chegar à loja numa bike sem freios, conforme foto abaixo:

Sem Freios = Sem Atendimento

A escolha do selim foi muito adequada, pois o selim Concor é muito parecido com o Kashimax (certificado pela NJS), mas é mais confortável e é um clássico.

Uma raridade é essa mesa Dura Ace em que todos os parafusos são embutidos. Muitos julgam que essa mesa é a mais bonita até hoje fabricada. A mesa keirin (Nitto Pearl NJS) tem ângulo de 71 graus, mas ela propicia uma posição mais adequada para pedalar nas ruas do que uma Nitto Jaguar NJS que tem 58 graus. A mesa Dura Ace tem 72 ou 73 graus, mas não é certificada, porém faz parte do mesmo grupo de componentes do resto da bike. 

Mesa Nitto Pearl NJS

Mesa Dura Ace

Além disso, esse canote de selim é até uma raridade maior que a mesa, pois é da edição comemorativa dos 25 anos de lançamento da linha Dura Ace de componentes de estrada / pista pela Shimano.

Canote Dura Ace - 25th Anniversary
                        
O fato da caixa de direção ser Tange não destoa do resto dos componentes (todos Dura Ace). Ela é muito parecida com a Hatta Swan que equipa boa parte das bikes keirin japonesas.

Ressalte-se o cuidado do ciclista em colocar um protetor do tubo superior para evitar danos causados pelo guidão de pista.

Talvez a única coisa que precisa ser trocada nessa bike seja o guidão por um mais tradicional (Nitto, Cinelli ou 3TTT) e a manopla por uma da Champs ou Soyo (ambas japonesas) para guidão de pista.

O site da Bertelli mencionado por Martens é realmente muito inspirador. Além disso, ele possui um blog The Bike Stylist, onde eles têm a lista de peças e as respectivas recomendações, caso você queira montar uma fixa no estilo clássico. A Bertelli também desenvolveu um quadro de fixa, que é uma réplica dos quadros de pista tradicionais, muito similar ao Viking. Eles também montaram muitas fixas usando como base os quadros da Alien Bikes (versão V1 – que têm uma geometria tradicional similar ao Bertelli / Vikings) e são cachimbados e construídos em cromoly.

Aqueles que quiserem montar uma fixa no estilo clássico já têm o caminho das pedras.

Martens, parabéns pela fixa. Ficou massa.

Boas Pedaladas.

By MarchaFixa

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