Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Como Fazer Um Firma-Pé Caseiro - Estilo Power Grips


A Power Grips inventou esse tipo de firma-pé que não tem uma estrutura  metálica ou de plástico para deixar as correias na posição.

Depois disso surgiram muitas imitações e DIY (Do It Yourself – Faça Você Mesmo), apartir dos mais diversos materiais. O original é feito de tiras de nylon, mas as soluções /cópias caseiras são em couro, reciclagem de cinto de couro, fita tubular de alpinismo (com armação (tira) interna feita de garrafa PET) etc. Um firma-pé similar ao Power Grips é o BiciBand da Molletta Designs cujo link para o site está aqui.

Além disso, existem outros tipos de firmas-pé feitos de tiras de nylon que são presas entre si por VELCRO, e que também não tem a estrutura metálica ou plástica tradicional.

Firma-Pé Tradicional com a Correia

Power Grips Tradicional
BiceBand - Firma-Pé



Power Grip Caseiro - Cinto Velho foi Reciclado

Correia/Straps com Velcro

Sequência de Power Straps com Velcro
Power Grip Caseiro com Velcro 1

Power Grip Caseiro com Velcro2

Power Grip Caseiro com Velcro 3 - Aberto (regulável)

A vantagem desse tipo de firma-pé é que podem ser usados com praticamente qualquer tipo de calçado.

Você usa duas tiras de couro montadas inclinadas para o pedal. As fotos acima são mais explicativas.

Você insere o pé ligeiramente inclinado para o pedal e depois gira para deixá-lo na posição correta, isto é paralelo ao pedivela.  Ao fazê-lo, a correia, que é grande o suficiente em posição relaxada vai apertar quando se fica na posição para pedalar, deixando o pé bem firme no pedal. Para sair basta fazer o oposto e o pé deslizará para fora.

Ressalto que numa bike fixa é importante ter os pés bem presos nos pedais, para não perder o controle dos mesmos. Isso é crucial quando não se está usando freios. Vide o post "As Sete Regras das Fixas, mas Bike Fixa tem Regras???"

By MarchaFixa

2 comentários:

  1. Não compreendo inglês bem, de modo que uma pesquisa Google em inglês pode ser difícil para mim. Você saberia me dizer onde Sheldon Brown fala de microfissuras musculares em quem faz skids?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O link está no post: Os Mitos sobre Bikes Fixas. Ats. MF

      Excluir