Bianchi Ocelot MTB Fixa (pinhão Surly Dingle 21x17 e a altura do mov.central é 29cm)

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Bike de Pista VS. Bike Fixa

Neste post vou contrastar as principais diferenças entre uma e a outra. A bike de pista neste caso é aquela de competição utilizada em velódromos e a outra é usada nas ruas, nas trilhas etc.

Obviamente, existem gradações entre uma e a outra, mas vou colocar os extremos para realçar as principais diferenças.

Uma bike de pista é também uma bike fixa, mas uma bike fixa nem sempre pode ser considerada uma bike de pista, pois ela pode ser barrada no velódromo. Mesmo em caso de treino, por causa do movimento central baixo, pedivela longo, tipo de pneu etc. O mesmo não acontece com uma bike de pista se o dono decide pedalar nas ruas.

Receio que cada vez mais vai ficar difícil identificar um quadro de pista puro de cro-moly de um quadro de fixa em cro-moly, pois ambos têm gancheiras horizontais (de pista). Existem alguns indícios para separá-los, a de pista tem algumas peculiaridades tais como: tipo de garfo (as vezes entra no máximo pneu 700x23); traseira curta, distancia entre eixos curta, ângulos altos do tubo do selim e do frontal etc. Os quadros de pista puros tem de espaçamento entre gancheiras 120mm ou até 110mm no Japão, mas nas fixas urbanas a variação da distância entre gancheiras é enorme: variam de 110mm (quadro keirin) até 135mm (MTB convertida). No quadro abaixo faltou mencionar uma exceção, os quadros keirin (Japão) são todos feitos em cro-moly conforme as regras da NJS.

Tabela Sumária - Principais Diferenças

Olhando a tabela acima, uma palavra define a fixa urbana: miscelânea. Na verdade, a bike fixa é no fundo uma coisa muito pessoal, e elas surgiram basicamente pela adaptação de bikes de estrada antigas. A maioria das bikes fixas postadas no Fixed Gear Gallery tem essa origem. Ressalte-se que a bikes de pista puras são muito semelhantes entre si, e isso é levado ao extremo no Japão devido às regras da NJS, cujo objetivo é que o atleta vença a competição e não o equipamento. No outro extremo, temos as bikes fixas urbanas que tem uma diversidade quase que infinita como pode ser vista na coleção de fotos da Fixed Gear Gallery.

As fixas e singlespeeds propiciaram às pessoas descobrirem que não necessitam de tantas marchas numa bicicleta como o pessoal de marketing quer nos fazer acreditar. Além disso, redescobriram aqueles momentos da infância em que já pedalávamos bike fixas. No triciclo infantil, você move os pedais e a roda gira , inclusiva na descida, como acontece na bike fixa.

Outro aspecto interessante é que uma bike fixa fica muito mais leve que uma bike com marcha (obviamente) e o donos passam a ver com novos olhos aquela antiga bicicleta pesadona e cheia de rangidos, que agora está leve e silenciosa.

Uma Caloi 10 dos anos 70 ou 80 pesava cerca de 15,7 kgs (peso mencionado no manual do proprietário), a qual remontada com componentes de alumínio de qualidade mediana /razoável vai pesar cerca de 10 kgs. Um bike MTB de carbono com componentes top, pesa entre 9 a 9,5 Kgs.

As bikes de pista para competição estão sujeitas às regras das instituições que as organizam: UCI, NJS (Japão) etc. Por outro lado, as bikes fixas não têm regras, você é livre para montá-la do jeito que quiser, exceto quatro regras que devem ser observadas por razões de segurança: corrente tensionada; uma boa linha de corrente (problemas com isso pode ocasionar a queda/desengrenagem da corrente que resulta em acidentes); freio dianteiro para emergências (os puristas abominam, pois estraga o visual “zen”); e firma-pé ou pedal clipless, para ter o controle do pedivela/pedais. Esses aspectos foram expandidos e constituem um post a parte: As Sete Regras da Fixa, mas Bike Fixa Tem Regras ???

Apesar da maioria das fixas atualmente no Brasil terem como origem  bikes speed antigas (gancheira horizontal), alguns buscam que ela seja o mais próximo da bike de pista (esses são os fixeiros puristas), e usam mesa com ângulo baixo e guidão “drop” de pista e sem freios.  Porém a bike de pista pura, não é adequada para pedalar nas ruas, dada a posição que você fica, o que dificulta uma direção defensiva, e os componentes não foram construídos para agüentar o acelera/freia ou pedala/skid.

Essa onda de bikes fixa resgatou e deu uma nova finalidade à esses quadros e bicicletas antigas de aço e cro-moly cujo destino era serem transformado em insumos para uma usina siderúrgica.

By MarchaFixa

Um comentário: